24/05/2018 - 10:15
O Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará discutiu, nesta quarta-feira, 23, em reunião estratégica, políticas públicas para a área da segurança em Redenção com a comunidade e autoridades locais

Junto com representantes da sociedade civil, sistema de segurança pública e poderes legislativo e executivo de Redenção, o Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará discutiu, nesta quarta-feira, 23, em reunião estratégica, políticas públicas para a área da segurança no município. Integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) expuseram demandas, como a necessidade de rondas escolares, patrulha rural e aumento no efetivo policial.

O secretário regional, Jorge Bittencourt, esclareceu que a maior parte dos desafios apresentados já foi atendida. “Na segunda-feira o governador Simão Jatene entregou mais três patrulhas rurais, somando cinco, uma delas para o município de Redenção. Ao final da formação dos novos policiais militares, 132 virão para a região e também tivemos a troca de todas as viaturas da Polícia Militar. O sistema de segurança foi reestruturado e vamos ter nos próximos 20 dias a inauguração do novo Batalhão da PM na cidade”, pontuou.

Na reunião foram apresentados o novo subcomandante de Policiamento Regional, tenente coronel Luciano Morais, e o novo superintendente da Polícia Civil, delegado Luciano Cunha. Ambos destacaram que as operações integradas serão intensificadas no município. “A nossa intenção é estreitar os laços com a comunidade, com as instituições, tanto municipais quanto estaduais, para saber todas as demandas para que a gente possa montar nossas operações pontuadas. Desde o final da semana passada, juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito, estamos nas ruas com operações para prevenir e combater a criminalidade”, ressaltou o subcomandante do CPR 5.

O delegado Luciano Cunha, antes lotado no município de Capanema, afirmou que tem seguido as diretrizes do Estado com o Programa de Redução da Criminalidade (Prec), a partir da integração com os órgãos estaduais, federais e municipais e a sociedade. “Estamos traçando as manchas criminais da região para atuar de forma específica, como manda o programa de governo. É prioridade a gente se integrar com todos os órgãos para começar a direcionar o trabalho de rondas, fiscalizações e controle de trânsito, para diminuir a rotatividade dos criminosos”, concluiu o superintendente da Polícia Civil.

Efetivar o sistema de vídeo-monitoramento no município foi uma das sugestões do presidente da Câmara Municipal, o vereador Leonardo da Saúde. “O governo municipal tem falado que vai abrir licitação para a implantação dessas câmeras em locais estratégicos. A gente aguarda juntamente com a população que isso realmente funcione”.

Além do vice-prefeito, Marcelo Borges, representantes das secretarias municipais de Agricultura, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, do Gabinete de Gestão Integrada e de órgãos fiscalizadores de trânsito participaram da reunião. Dentro desse processo de integração com os municípios e sociedade civil, o secretário regional Jorge Bittencourt destacou que a questão da segurança pública não é só feita com policiamento na rua, mas com a participação de todos na construção de políticas públicas, a partir da compreensão da importância do papel de cada instituição, como da família, da igreja, dos movimentos sociais, das associações de bairros e dos governos.

“Só a reestruturação do sistema de segurança não vai resolver, é preciso que a prefeitura faça a parte dela com políticas de prevenção com os Cras e Creas (Centros de Referência de Assistência Social e de Referência Especializado em Assistência Social, respectivamente). A gente precisa caminhar junto, a família precisa cumprir o seu papel na formação dos filhos”, acrescentou.

Cleonice Lima, integrante da Fetraf, ficou satisfeita com as diretrizes tomadas na reunião. “Essas melhorias, como a viatura da patrulha rural, não vão servir só para o nosso município. Na pessoa do secretário Jorge eu senti firmeza. Ele honrou o compromisso feito com a gente na segunda-feira”, concluiu.

Por Kelia Santos