16/12/2016 - 15:00

Na manhã desta sexta-feira, 16, o Programa Credcidadão entregou R$156.707,58 em créditos para 46 pessoas. Entre os contemplados, mototaxistas, egressos do sistema penal, familiares de crianças e jovens atendidos pela Fundação Pro Paz e pessoas que solicitaram renovação de contrato.

Na contra mão da crise, a iniciativa já comemora a marca de 6 milhões e 700 mil reais investidos somente neste ano. Foram mais de 2.300 famílias beneficiadas em mais de 80 municípios. Em 2015, foram 71 municípios atendidos, com o total de mais de 2.200 famílias, com o investimento de 6 milhões e 500 mil. “O país vive um momento de crise que afeta os estados e mesmo diante disso, o governador Simão Jatene não tem medido esforços para levar adiante as ações do Credcidadão. Atender ao microempreendedor é uma forma de gerar renda e diminuir os problemas que as famílias enfrentam no Pará”, comemorou a diretora do Credcidadão, Tetê Santos.

No dia em que comemora 60 anos de idade, o microempresário Nelson Martins ganhou o melhor presente: um crédito de R$ 2.500,00 para investir em seu depósito, na Cidade Velha. “Só tenho a agradecer o governador Simão Jatene. Existem estados que não estão conseguindo honrar seus compromissos. Além de pagar seus funcionários em dia, ele ainda investe nos microempresários”, agradeceu.

Entre os beneficiados pelo Credcidadão, estão cinco egressos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). Shirleine Soares, 32 anos, cumpriu pena durante quatro anos por tráfico de drogas e saiu em dezembro do ano passado. Exatamente um ano depois, ganha o incentivo para recomeçar a vida. “Vai ser muito bom abrir o meu próprio negócio, junto com meu marido. Vamos vender frutas em um carrinho e tentar superar nossas dificuldades financeiras”, disse a egressa.

Onze familiares de crianças e jovens atendidos pela Fundação Pro Paz também garantiram seus créditos. Com um sobrinho atendido no pólo Pro Paz da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Simone Xavier, 44 anos, ganhou um crédito de R$ 3.000,00 para injetar em sua venda de confecções. “Esse crédito foi muito importante nesse fim de ano para poder comprar mais roupas e atender a demanda de presentes para este Natal”, comemorou.

Assim, o Governo do Estado assegura atendimento social integral ao disponibilizar esses créditos para famílias de alunos que participam dos pólos do Pro Paz nos Bairros. A Fundação Pro Paz oferece atividades de arte, esporte e lazer no turno complementar da escola para crianças e jovens. “O Credcidadão representa uma alternativa de gerar uma nova expectativa de vida, uma nova situação de produtividade. Porque todos nós somos produtivos e muitas vezes só falta a oportunidade”, disse o presidente do Pro Paz, Jorge Bittencourt.

Entre os presentes à entrega estavam, além do diretor do Pro Paz, Jorge Bittencourt, o diretor de Reintegração Social da Susipe, Ivaldo Capeloni, a coordenadora de assistência social de egressos, Neide Azevedo, a assistente social do Pro Paz, Edilene Tito e o representante do Corpo de Bombeiros, Capitão Tavares.

No sábado (17), o Credcidadão estará em Canaã dos Carajás e no dia 30, encerra as atividades do ano entregando benefícios no município de Marabá.

Por Syanne Neno