Sobre acessibilidade

Serviços

Notícias Mais Notícias

27/04/2018 - 10:30

Representantes de 22 guardas municipais instaladas no Estado do Pará se reuniram com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, na tarde desta quinta-feira (26), em Belém, para propor ações destinadas a intensificar a segurança. Trinta municípios possuem guardas para o policiamento local.

Também participaram do encontro, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Márcio Miranda, o deputado estadual Coronel Neil e um representante do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado.

A fim de discutir melhorias na estrutura de trabalho dos agentes municipais foram propostas a participação de um representante da categoria no Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) e a ampliação dos investimentos no patrulhamento e na capacitação dos agentes. A meta é reduzir a violência no Estado a partir de cada município.

“Nós nunca havíamos tido uma reunião com tanta representatividade de guardas municipais como esta. Que isso sirva de exemplo para outros municípios. O governo do Estado está sendo muito solícito aos municípios. Um exemplo é que nenhum ficará sem receber novas viaturas. E já na próxima semana começa a aquisição de novos equipamentos para melhorar o aparelhamento. A parceria entre as guardas e o Sistema de Segurança é muito grande, e assim vamos continuar”, garantiu Luiz Fernandes.

Na sede municipal de Breves, no Arquipélago do Marajó, a guarda municipal foi criada há 12 anos, e conta com 64 integrantes. Um deles, o inspetor Genilson, considera o diálogo construído com o governo estadual essencial para a segurança pública. “É um marco histórico para nós, guardas municipais de todo o Estado, principalmente para Breves. Foi um primeiro passo. É perceptível que o secretário de Segurança Pública tem uma visão para os investimentos nas guardas municipais, porque entende que nós somos um braço forte para a segurança pública estadual, e entende que a segurança pública não é feita somente pelos agentes estaduais, mas também por todos nós. Então, faz todo o diferencial. Tenho certeza que unidos podemos combater de maneira mais incisiva a violência”, declarou o inspetor.

Emendas – Por meio de emendas parlamentares, novos investimentos estão sendo realizados. Em breve, os agentes de segurança pública de Igarapé-Miri, Bragança e Ipixuna do Pará serão qualificados pelo Instituto Estadual de Segurança Pública do Pará (Iesp), nos próprios municípios. “Sabemos que não se combate a violência apenas com armas, mas com capacitação, escolas, lazer e projetos sociais. As emendas parlamentares compartilhadas ajudam a valorizar e ajudar os guardas municipais”, ressaltou o deputado Márcio Miranda.

O deputado Coronel Neil destacou ainda as metas que deverão ser alcançadas por meio das emendas, afirmando que “nosso propósito hoje é viabilizar motos, viaturas, legalizar as guardas municipais que ainda faltam e investir em armamentos. Nós temos que nos unir, pois juntos somos mais fortes e capazes de reduzir a violência no nosso Estado”.

Entre os investimentos previstos está a realização do Congresso Estadual das Guardas Municipais, em junho deste ano. “Nós queremos capacitar de maneira padronizada as guardas que atuam nos municípios do Pará, mudando apenas o número do efetivo”, informou o secretário Luiz Fernandes.

Por Aline Saavedra